quinta-feira, julho 19, 2007

Bolas

As aulas já acabaram, e os exames também... E agora?? Que futuro esperar para um futuro licenciado?? Eu sou muito sincero... O que me espera é o DESEMPREGO... que belo futuro... Mas o que se pode fazer?! Este é o país da treta em que vivemos... Um país onde todos se fazem valer do compadrio, um país onde o nosso Estado/Governo dá mais atenções ou regalias a profissionais estrangeiros do que aos nossos "santos da casa"... Onde tentamos imitar o que é estrangeiro e nos esquecemos de que "O QUE É NACIONAL É BOM" (vivam as massas).
E como se isto não bastasse, com a implementação dos currículos de estudos de Bolonha, se eu não conseguir arranjar um trabalho na minha àrea, os futuros licenciados passar-me-ão à frente, pois para exercerem a profissão de docente, necessitarão do grau de Mestre - regras do min-edu. Mas o mesmo se está a passar com futuros advogados, engenheiros e outros. Mas o que podemos fazer?! Lutar?! Já não temos idade para isso!!! Mas era mesmo isso que devíamos fazer. Mas depois surge o problema de sermos silenciados por políticas cada vez mais autoritaristas. "Não me obriguem a ir para a rua lutar/É já tempo de embrulhar a trouxa e zarpar". O Zeca Afonso é que tinha razão. 30 e tal anos depois do fim da Ditadura as letras deste grande autor, músico e poeta, continuam a fazer mais sentido do que nunca. Mas e agora o que podemos fazer? O Coração diz-me para lutar... A Razão diz-me para me resignar e fazer como a grande maioria da população potuguesa (Portugal já não é o país da saudade, é o país da Resignação). Mas mesmo que dê ouvidos ao meu Coração... que posso fazer sózinho?! Sim... SÓZINHO pois todos "falam, falam, mas não os vejo a fazer nada"... NEM EU...

Sem comentários: